Venda de Ar Condicionado deve crescer em 8% até o fim de 2013

venda-de-ar-condicionado
O setor de ar condicionado, refrigeração, ventilação e aquecimento estima um crescimento de 8% nas vendas de aparelhos até o fim do ano. Segundo dados da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), um dos impulsionadores deste crescimento da venda de ar condicionado são os próximos megaeventos sediados no país.

As Olimpíadas e a Copa do Mundo já estão proporcionando grandes resultados para os produtores no final do mês. Por conta destes eventos, a modernização de espaços, dos meios de transporte e o aumento do armazenamento de alimentos e bebidas, somado ao crescente aumento do poder de compra dos brasileiros, prevê-se o faturamento de US$ 15 bilhões (R$ 30 bilhões) até o fim do ano.

venda-de-ar-condicionado-splitO aumento reflete também no PIB (Produto Interno Bruto), que terá um aumento significativo de 2,9% com as vendas de ar condicionado e sistemas de ventilação e aquecimento. O que gera aumento no desenvolvimento dos estados e regiões do país, o Sudeste é quem mais irá lucrar, detendo 61% do setor seguidos pelo Sul com 13%, Nordeste com 10%, Centro Oeste com 9% e Norte com 7%.

Segundo pesquisas, apenas 13% das residências brasileiras possuem um sistema de climatização, o que para um país tipicamente tropical e quente, é um número baixo, portanto este mercado deve ser mais bem explorado para convergir a melhores resultados de venda de ar condicionado.

vendas-de-ar-condicioando

“O aumento da utilização de ar condicionado por pequenas e médias empresas, além da substituição de equipamentos em regiões desenvolvidas também são fatores animadores”, disse o presidente do SINDRATAR-SP (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar de São Paulo), José Medela.

Outro fator do aumento da venda de ar condicionado é a crescente popularização dos modelos split. O aumento da venda de ar condicionado split se deu principalmente pelo seu design arrojado, compactos e pela sua fácil instalação. Segundo a ABRAVA, há 10 anos 60% das residências que possuíssem sistemas de refrigeração optavam pelo tipo janela, e apenas 40% preferiam os splits. Hoje, 72% das residências possuem modelos de ar condicionado split.

One thought on “Venda de Ar Condicionado deve crescer em 8% até o fim de 2013

  1. Pingback: Venda de ar condicionado split cresce com o verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>